Mudança no STF ocorre em meio a debate sobre impostos e crédito mais barato: Lula cogita Pacheco e Messias

Brasília, 9 de maio de 2024 – A escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou destaque nesta quinta-feira (9) e acontece no mesmo momento em que o governo discute medidas que impactam diretamente o bolso dos brasileiros, como a oferta de crédito mais barato para famílias com renda de até R$ 9.600 e a tentativa de taxar grandes fortunas.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva analisa nomes “à altura” do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou sua saída do STF na sessão plenária de hoje.

Dois cotados para a vaga

Segundo Randolfe, estão na mesa o nome do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o do advogado-geral da União, Jorge Messias. “Tem o nome do presidente Rodrigo Pacheco, tem o nome do ministro Jorge Messias”, destacou o líder governista.

O senador acrescentou que Lula deve conversar “nas próximas horas” com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, antes de oficializar a indicação. Pela Constituição, o escolhido precisará passar por sabatina e aprovação no Senado Federal.

Contexto fiscal em foco

A movimentação ocorre um dia depois de o presidente reclamar que “parte do Congresso” votou contra a proposta de taxação dos bilionários. Na mesma semana, o governo também destacou uma linha de crédito a juros mais baixos para famílias de renda até R$ 9.600, tema relevante para quem busca alívio financeiro e novas fontes de renda.

Saída antecipada de Barroso

Com 67 anos, Barroso poderia permanecer no STF até os 75, idade-limite fixada pela Constituição, mas decidiu antecipar a despedida. Randolfe elogiou o ministro, dizendo que ele “cumpriu suas atribuições com enorme amor ao Brasil, dedicação e zelo à Justiça”.

O governo agora busca um substituto que mantenha a confiança do Senado e dialogue com as pautas econômicas em discussão no Congresso.

Com informações de InfoMoney

Compartilhe este conteúdo: