Nomeação de Marco Rubio abre caminho para acordos EUA-Brasil e novas fontes de renda, diz Eduardo Bolsonaro

Brasília, 6 de maio — O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira (6) que a escolha do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio para conduzir as negociações com o Brasil representa um “golaço” e pode facilitar avanços comerciais capazes de gerar novas oportunidades de negócios e renda para empreendedores brasileiros.

A avaliação foi publicada no X (antigo Twitter) depois de um ex-embaixador ouvido pelo portal UOL afirmar que a presença de Rubio complicaria o diálogo bilateral. “Não complica o Brasil, nos ajuda!”, escreveu Eduardo em postagens em português e inglês.

O que está em jogo para quem busca monetizar

Rubio foi designado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, logo após uma videoconferência de 30 minutos entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na conversa, descrita como “amistosa” pelo Palácio do Planalto, o líder norte-americano declarou que “pretende começar a fazer negócios com o Brasil”.

Na prática, a nova interlocução deve envolver o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad, abrindo espaço para acordos que podem destravar:

  • Novas rotas de exportação para pequenos e médios produtores brasileiros, ampliando receitas em dólar.
  • Parcerias em tecnologia e economia digital, áreas visadas por quem busca renda online.
  • Possíveis reduções tarifárias em setores estratégicos, o que diminui custos de importação para e-commerce.

Experiência de Rubio é vista como trunfo

Eduardo Bolsonaro destacou que o secretário “conhece bem a América Latina” e “não cairá no papo furado do regime”, numa referência às críticas que Rubio já fez ao sistema judiciário brasileiro após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o deputado, a experiência de Rubio em temas regionais pode acelerar entendimentos que tragam fluxo de investimentos estrangeiros, beneficiando tanto grandes projetos quanto iniciativas de renda extra para autônomos e pequenas empresas.

O próximo passo será um encontro presencial durante a cúpula da Asean, onde Rubio deverá alinhar detalhes das tratativas com Alckmin, Vieira e Haddad.

Com informações de InfoMoney

Compartilhe este conteúdo: